sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Divaldo Franco recebe homenagem em Brasília

Apresentação do homenageado
No dia 06/11/2014, às 9h30min, foi realizada na Câmara dos Deputados em Brasília, uma solenidade especial de homenagem ao médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco, oportunidade em que foi aberta a exposição “150 Anos da Presença Espírita no Parlamento Brasileiro, 1864-2014."
Oradores


A sessão especial, no Plenário Ulysses Guimarães, presidida pelo Deputado Federal Maurício Trindade, iniciou-se com a apresentação de um vídeo institucional da obra sócio-educativa “Mansão do Caminho”, de Salvador/BA, idealizada e  criada pelo homenageado e que atende, diariamente, 3200 crianças e suas famílias, em um dos bairros mais pobres daquela metrópole. O presidente da sessão expôs as razões da homenagem, discorrendo brevemente sobre a vida e obra de Divaldo Franco e destacando o seu caráter profundamente humanitário. Em seguida, a palavra foi concedida aos parlamentares Deputado Federal Colbert Martins, autor do projeto de homenagem ao médium espírita baiano, e Deputado Federal Dr. Ubiali. A seguir, outras autoridades e fizeram uso da palavra, inclusive Antonio César Perri de Carvalho,  atual presidente da Federação Espírita Brasileira.
Divaldo na tribuna
 Convidado a subir à tribuna, Divaldo Franco afirmou ser imerecida tal homenagem à sua figura e vida, segundo ele próprio, apagada e simples, de nenhum grande feito, e que, por essa razão, pedia permissão para transferir todas as honrarias ao codificador do Espiritismo, Allan Kardec, e à Doutrina Espírita em si, a quem devia a própria vida, pelo equilíbrio e alegria de viver que encontrou em suas páginas de luz. Após brilhante e comovente exposição sobre o sentido profundo da existência, o de amar e servir ao próximo, para o encontro com a paz interior, Divaldo relatou como criou o Movimento Você e Paz, dos objetivos dessa tarefa, de seu alcance e dos benefícios que já têm sido constatados na sociedade, desde a fundação desta atividade, por meio da transformação moral dos seres humanos para melhor. A sua fala foi encerrada com a emocionante declamação do “Poema da Gratidão”, de autoria do Espírito Amélia Rodrigues. Na sequência, foram entregues os troféus do prêmio “Movimento Você e Paz” aos representantes de várias entidades beneméritas. (Resumo do texto de Júlio Zacarchenco;  fotos: Jorge Moehlecke).
(Clicar nas imagens para ampliá-las)