domingo, 15 de janeiro de 2012

Amar ao inimigo (Gérson S Monteiro)


Amar a quem tudo fez por não merecer

Gerson Simões Monteiro* - RJ

Uma leitora pede-me ajuda para perdoar um familiar que ela tanto auxiliou e que feriu seu coração, e disse em sua carta que não tem forças nem argumentos para perdoá-lo.
A resposta ao seu pedido, prezada leitora, você vai encontrar na recomendação de Jesus no Sermão da Montanha, anotado por Mateus (5: 44): amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam; e orai pelos que vos perseguem e caluniam.
O que Jesus quis dizer nessas recomendações é que não devemos guardar ódio, rancor, e nem desejo de vingança para com os inimigos. Significa que devemos perdoar-lhes sinceramente o mal que nos causaram, e não colocar obstáculos quando eles desejarem a reconciliação. O que o Mestre propõe ainda, no “amor aos inimigos", é que desejemos o bem deles e que fiquemos felizes quando alguma coisa boa acontecer com eles.
Este ensino de Jesus significa, também, que devemos socorrer os adversários quando eles precisarem de nós. A esse respeito, certo amigo me contou que um colega de trabalho, através de calúnias, ocasionou a sua dispensa da empresa por justa causa. Ele, ao invés de revoltar-se com a injustiça sofrida, passou a orar em favor do infeliz colega. Felizmente, logo depois conseguiu emprego, como chefe do Departamento de Pessoal de uma fábrica. 
Anos depois, certo homem, muito deprimido, pede emprego no seu departamento dizendo que precisava trabalhar, pois a família estava passando fome.
Nisso, reconheceu o ex-colega caluniador, mas fingiu não conhecê-lo. Procedeu normalmente na entrevista e fez tudo para empregá-lo. Só mais tarde o ex-colega caluniador, já trabalhando e tomando conhecimento do seu gesto de grandeza moral, pediu-lhe perdão, e tornaram-se amigos. Medite, portanto, prezada leitora, nos ensinos de Jesus e no nobre gesto do nosso amigo, pois, segundo um benfeitor espiritual, a mais alta demonstração de amor a Jesus, em relação ao próximo, é amar alguém que tudo fez por não merecer. Enfim, ame o seu familiar; perdoe-o e ore a Deus para ele se tornar melhor. 
(*) Vice- presidente da FUNTARS,
( no Jornal Extra, ed.   08/01/2012 )